Bem-vindos ao Blog da Inclusão Digital na Empresa!

Somos acadêmicas do Curso de Pedagogia da Unisinos, cursamos a disciplina de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, ministrado pela professora Eliane Schlemmer. Desenvolveremos este assunto, pois queremos entender nossos questionamentos acerca deste tema, buscando incluir digitalmente colaboradores de indústrias que têm pouco ou nada de acesso a informática.

Convidamos a todos para fazer parte desta inclusão!

20 de junho de 2009

Entrevista na empresa.

Realizamos entrevistas com 10 trabalhadores de uma indústria automotiva que não dispõe de recursos tecnológicos para desempenhar suas funções, segue abaixo as perguntas que foram aplicadas e as repostas:
1) Você sabe utilizar um computador? Se sabe o que costuma fazer?
2) Você sabe o que é um e-mail? Tem e-mail?
3) Qual é o seu contato com a tecnologia? Utiliza celular? Ou outro meio tecnológico? Ou somente utiliza meio de informação como a televisão?
4) Acredita que o computador iria auxiliar você durante seu horário de expediente para desenvolver suas funções?
5) Gostaria de fazer um curso de informática?
6) Você acredita que chegará a "era" onde as máquinas irão substituir os homens em suas tarefas?
Respostas


1) A maioria dos entrevistados não costuma utilizar o computador nem na empresa nem em suas casas ou telecentros, alguns alegaram que quase não sabem ler e escrever como que conseguiriam lidar no computador, poucos disseram que utilizam e que costumam entrar em sites que os interessa ou até mesmo trocar mensagens com conhecidos. Um rapaz respondeu que utiliza a planilha do excel para organizar as contas particulares e que não fez nenhum curso ele aprendeu sozinho.
2) Grande parte respondeu que já ouviu falar em e-mail, porém não sabem muito bem o que é, poucos já possuem e-mail e utilizam para conversar com parentes que moram longe, ou com pessoas bem próximas só pra brincar, um deles contou que ensinou o seu pai de 66 anos e que agora ele tem até Orkut, que conversa com a filha que mora em Espirito Santo.
3) Todos tem celular, o que não seria uma novidade, muitos não sabem utilizar as configurações como qual tipo de toque preferem, volume, papel de parede e etc, poucos disseram que ficam "brincando", explorando e acabam descobrindo algumas coisas, todos falaram sobre a televisão alguns disseram que adoram outros criticaram algumas programações.
4) A maioria respondeu que o computador iria atrapalhar, pois, teriam que aprender a mexer no computador primeiro e seria mais uma "coisa" para eles "fazer e cuidar", um deles disse que o computador o auxiliaria, pois, contou que trabalhava em uma empresa anteriormente e que tinha um programa no computador que passava as medidas das peças que ele teria que chapear para colocar nos carros, que evitaria muitos erros.
5) Quase todos responderam que teriam vontade de realizar um curso de informática, porém tinham receio, por não terem uma boa formação escolar, alguns confessaram ter vergonha de si próprios que na idade que estão já não conseguem aprender mais.
6) Um deles respondeu que isso não ocorrerá que quem domina a criação é o criador, alguns responderam que já estarão aposentados quando isso ocorrer, outros ficaram pensativos e responderam que as máquinas estão ocupando bastante espaço mas que não chegará a esse ponto.
Conversamos com o proprietário da empresa, realizamos algumas perguntas, ele contou que antigamente na época em que ele trabalhava como funcionário, não existia muitas máquinas como hoje, citou a rampa de geometria e balanceamento que pode ser vista nas fotos, o laboratório de tinta, onde o colormetrista utiliza um programa de computador para efetuar a mistura das tintas, perguntamos como eram realizadas essas mistruras quando não existia o programa ele respondeu que as tintas vinham prontas das fábricas. Falou um pouco sobre seus funcionários disse que grande parte não concluiu o ensino fundamental que é o caso dele também, porém, ele disse que fez cursos de informática e que consegue se virar bem com o computador. Acredita que as funções desempenhadas pelos funcionários não serão substuídas por máquinas que tem muitas "obras" realizadas somente pela mão do homem.

Considerações Finais



A partir do planejamento do nosso projeto de aprendizagem, das pesquisas
realizadas e do processos desenvolvido, retomamos as nossas certezas
provisórias, as nossas dúvidas temporárias,os objetivos e a problemática inicial
que gerou o projeto, a fim de discutí-las, buscando sistematizar o conhecimento
construído durante o desenvolvimento do nosso projeto de
aprendizagem.
Podemos dizer que existem projetos que são desenvolvidos a
favor da inclusão digital. A cada dia, as empresas estão buscando essas
tecnologias e adaptando-se a esta realidade, sendo ministrados cursos de
capacitação aos colaboradores, levando a inclusão digital. Desta forma,
percebemos que essas novas tecnologias, trazem lucros para as empresas, fazendo
com que as mesmas tenham qualidades em seu desempenho, aliando com a
quantidade.
Há projetos sendo realizados pelo Brasil, mas ainda em baixa
escala. O Governo Federal disponibiliza incentivos, sendo esses, ainda restrito
a algumas empresas e até alguns estados. A inclusão digital está ligada a
questões de cunho social, devido as deficiências na rede de telefonias e
energia, não permitindo uma expansão de acordo com a evolução da
tecnologia
Conseguimos respostas satisfatórias, podendo observar na prática e
aprofundando a pesquisa em aportes teóricos aquilo que indagamos. Podemos
comprovar o quanto as tecnologias ainda assustam as pessoas de baixa renda,
fazendo com que as mesmas, sintam-se excluídas, considerando isso uma
desvantagem na inclusão digital.
Durante o processo de construção desse
projeto, o grupo ficou interessado não só na temática sobre inclusão digital,
mas também em analisar os obstáculos para essa inclusão e os desafios existentes
nas empresas onde há um índice elevado de analfabetismo.
O grupo como um todo
participou ativamente no desenvolvimento do projeto, utilizando o moodle como um
dos meios de comunicação para a elaboração do blog. Pesquisas foram realizadas
em grupos e individuais, sendo que, todas as postagens eram decididas pelo grupo
todo.


Avaliação Individual

Dilce Dresch

Foi uma experiência muito interessante, onde a prática caminhou junto com a teoria.
Não era somente estudar sobre o assunto, havia também a forma de como colocar este assunto para o entendimento de todos. Uma responsabilidade muito grande, montar um blog onde varias pessoas de diferentes lugares terão acesso. Essa com certeza foi uma ótima experiência.



Marilia Machado

Criar o blog, e postar atividades, foi uma atividade de grande responsabilidades e ,ao mesmo tempo, muito instigante.
Ficamos envolvidas durante o semestre inteiro, pesquisando a nossa temática e selecionando as melhores informações para postar no blog. Ao mesmo tempo, era algo que me deixava preocupada, pois a falta de tempo não me permitiu fazer oputras postagens, ou ir atrás de mais informações.
Para a utilização do blog, fomos pedindo ajuda, descobrindo maneiras de postar videos, organizar as imagens e textos.
Para mim, foi uma experiência muito interessante, pois além de adquirir conehcimentos novos sobre a temática, aprendi a explorar o blog e levar essa idéia para dentro da minha prática como professora.


Débora Portal

Foi de mera importância essa experiência da realização do blog, onde pude postar as atividades desenvolvidas. Também pude perceber que a teoria e a prática estão ligadas uma com as outras, e que assim, através dos textos lidos e das pesquisas realizadas, tirei proveito do quanto é fundamental o conhecimento da tecnologia e até mesmo do aperfeiçoamento que nós professores temos que explorar cada vez mais.



Estela Brito

Por meio deste Projeto de Aprendizagem, consegui ampliar meu campo de conhecimento em torno deste tema tão recente no campo do trabalho. A Inclusão Digital de trabalhadores ainda é um tema novo em nosso meio, mas percebemos em nossas pesquisas que diversas empresas em todo o Brasil, em especial Norte e Nordeste, já estão se mobilizando para que seus trabalhadores sejam inclusos digitalmente.
O Blog foi um desafio no qual consegui superar. Foi muito bom poder ter esta nova experiência, essa nova aprendizagem no mundo digital e poder estar compartilhando essas novas vivências digitais com minhas colegas do grupo. Só tenho uma coisa a dizer: VALEU GURIAS!!!!!


Lisiane Mendes

Através da criação do Blog e do seu desenvolvimento aprendi de forma satisfatória, no começo foi um pouco difícil, mas com o tempo fui aprendendo a publicar no blog colaborando com minhas idéias e descobertas. Gostei muito dessa experiência e do PA realizado.


Ariete Schuster

Criar o blog foi muito válido para meu crescimento pessoal e também profissional, já que esta é uma área que me atrai muito. Obtive muitos conhecimentos acerca da temática, já que a idéia do projeto era novidade para todas. O blog foi muito importante, pois trabalhamos com algo do interesse de todas, deixando o trabalho mais instigante e com maior aproveitamento nas pesquisas. Deixo meus agradecimentos a todas as meninas e também minhas desculpas por não ter conseguido colaborar mais, me esforcei para, sempre que possível, estar junto ao grupo. Adorei fazer parte deste blog!